Highslide for Wordpress Plugin
Liturgia diária
Evangelho: 6ª-feira da 28ª Semana do Tempo Comum
Santo: São Pedro de Alcântara
Pastorais e movimentos
Equipe de FestasEquipe de Festas
Mensagem do pároco › 24/03/2015

Semana Santa

Semana Santa

Vamos vivenciá-la de dentro do cenário

Cruz-de-Cristo  Chegando ao final da quaresma, nós nos aproximamos da mais santa de todas as semanas para viver intensamente os mistérios da condenação, morte e ressurreição do Senhor. Nos é possibilitado neste tempo uma oportunidade de intensa vivencia espiritual. Depois dos quarenta dias da quaresma, o chamado tempo favorável para uma conversão verdadeira, nós vamos entrar na Semana Santa com mais disposição para celebrar de dentro do cenário e não como meros espectadores.

A Semana Santa é a reunião dos acontecimentos principais da vida de Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus, como o vimos transfigurado no monte Tabor e no domingo de páscoa. É pois, a semana que somos convidados a estar com Jesus tanto na entrada de Jerusalém, durante a procissão dos ramos cantando com os outros discípulos o “Hosana Ei”, mas também durante o Tríduo Pascal e nos dias que o precedem: segunda, terça e quarta-feira com profundos momentos de espiritualidade na sua comunidade paroquial.

No Tríduo Pascal, os três dias antes da Páscoa da Ressurreição, é importante para o Cristão católico experimentar a sensação de estar com o Senhor nestes momentos que são atualizados cada vez que se celebra. Na celebração da Instituição da Eucaristia, a tradicional missa do Lava-pés, vamos contemplar o Senhor e nos colocar à mesa com Ele.  Escutaremos a sua Palavra e Ele mesmo nos lavará os pés, nos aconselhado a amarmos mutuamente como Ele nos ama. Depois desta missa recordaremos o momento de vigília com Jesus no Monte das Oliveiras e a sua prisão.

Na Sexta-feira Santa, dia de jejum, vamos estar com Jesus diante de Pilatos sendo insultados com Ele diante do povo, participando ativamente de suas dores. Esta participação se dá, não sangrando com Ele, mas tendo compaixão dele assim como fez Maria. Ela participou intensamente. Assim podemos ser o Simão Cirineu, o Pedro, o João, o José de Arimatéia, a Maria de Magdala, a própria Maria mãe de Jesus e tantos outros que vivenciaram aqueles momentos com Jesus sem se tornarem meros espectadores.

Se participarmos ativamente desses dias nos emocionaremos na Ressurreição ao cantar a Proclamação Pascal e ao ouvir o Senhor Ressuscitado fazer a dispensa da paz aos seus discípulos e enviar sobre eles o Espirito Santo.

Que Deus nos dê o ânimo necessário e saúde para participarmos desta Santa Semana e celebrar bem os mistérios de Cristo que nela se encontra. Boa Semana Santa!

Pe. José Lino M. Freire

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA


Onde estamos
Largo Santa Angela, 22 - Vila Moraes São Paulo, SP (saiba como chegar)
Horários de Missas

Paróquia Santa Ângela e São Serapião

Segunda-feira, às 15h, Missa pelas almas;
Terça e Quinta-feira, às 19h30;
Sábado, às 16h;
Domingo, às 7h, 10h e 18h;

Toda primeira segunda-feira do mês, às 20h, Missa dos homens;
Toda primeira quinta-feira do mês, às 15h, Missa da saúde;
Toda primeira sexta-feira do mês, às 5h30, Missa do Sagrado Coração;
Toda última quinta-feira do mês, às 17h30, Adoração e às 20h, Missa da família.

Comunidade Imaculada Conceição

Quarta-feira, às 19h30;
Domingo, às 8h30.

Siga-nos