Highslide for Wordpress Plugin
Liturgia diária
Evangelho: 4ª-feira da 3ª Semana da Páscoa
Santo: Santa Inês de Montepulciano
Pastorais e movimentos
Pastoral da Acolhida
Mensagem do pároco › 07/03/2014

Quaresma e CF 2014

“É para a liberdade que Cristo nos libertou”

cf

Quando olhamos para Jesus, quando o ouvimos no Evangelho falar àquela multidão que esperava uma palavra de libertação, nosso coração vibra de alegria, pois é uma palavra que supera qualquer expectativa já suscitada nos discursos conhecidos. As multidões se sentiam certamente consoladas e com esperança renovada. A Palavra de Jesus arrebenta os grilhões e as algemas injustas, eleva a humanidade a um nível que ela mesma só experimentou no jardim do Éden.

Em 2014 a Igreja no Brasil propõe uma reflexão profunda sobre a pessoa humana. Fraternidade e tráfico humano” é uma manifestação de sua preocupação com um problema cada vez mais gritante. A Igreja, como anunciadora de Jesus Cristo, convida-nos a olhar a pessoa humana como o fruto mais belo da criação de Deus, como ser pelo qual Deus investiu tudo e para o qual supliciou seu próprio Filho na cruz. Quando propõe como Lema “é para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1), a Igreja recorda a missão de Jesus no mundo e denuncia a privação de liberdade ainda existente no Brasil.

Como sabemos, a escravidão de pessoas ainda é realidade no país. Milhões de pessoas continuam sendo tratadas como mercadoria e podem ser, portanto, vendidas, compradas e exploradas. Já passa de 100 anos da abolição da escravidão no país e ainda vemos e ouvimos sobre pessoas escravizando pessoas e utilizando os meios mais sórdidos para o tráfico humano.

Durante a quaresma de 2014 vamos exercitar uma qualidade do Senhor Jesus, a compaixão, desta vez pelas vítimas do tráfico humano que são submetidas a um sofrimento exorbitante, roubadas do seu ambiente, de suas cidades e países. Elas são subtraídas no seu valor mais precioso: a liberdade.

No Brasil, é elevado o número de pessoas que prestam serviços em fazendas, garimpos e carvoarias, muitas vezes ameaçadas quando tentam fugir ou denunciar, conforme nos mostra o vídeo da Campanha da Fraternidade deste ano. Por outro lado o tráfico de mulheres, de crianças e de órgãos movimenta milhões de dólares neste esquema criminoso e subumano. O nosso país, infelizmente, importa dos países vizinhos mão de obra em regime de semiescravidão, principalmente da Bolívia, do Peru, do Paraguai, do Haiti e da Colômbia.

Convido a todos para viver esta quaresma em comunhão com a Igreja refletindo sobre a liberdade da pessoa humana, em consonância com a mensagem do Evangelho, que revela Cristo como aquele que liberta de todas as algemas e de todos os tipos de prisões deste mundo. Deus ajude e abençoe a todos para chegarmos à Semana Santa com a alma purificada e viver por dentro o cenário da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Pe. José Lino M. Freire


Onde estamos
Largo Santa Angela, 22 - Vila Moraes São Paulo, SP (saiba como chegar)
Horários de Missas

Paróquia Santa Ângela e São Serapião

Segunda-feira, às 15h, Missa pelas almas;
Terça e Quinta-feira, às 19h30;
Sábado, às 16h;
Domingo, às 7h, 10h e 18h;

Toda primeira segunda-feira do mês, às 20h, Missa dos homens;
Toda primeira quinta-feira do mês, às 15h, Missa da saúde;
Toda primeira sexta-feira do mês, às 5h30, Missa do Sagrado Coração;
Toda última quinta-feira do mês, às 17h30, Adoração e às 20h, Missa da família.

Comunidade Imaculada Conceição

Quarta-feira, às 19h30;
Domingo, às 8h30.

Siga-nos