Highslide for Wordpress Plugin
Liturgia diária
Evangelho: Confira as leituras da Liturgia da Palavra
Santo: Conheça a história de fé do Santo celebrado pela Igreja
Pastorais e movimentos
Pastoral da Acolhida
Mensagem do pároco › 14/03/2013

Habemus Papam!

Depois de um pouco mais de um mês era proclamada na sacada do Palácio Apostólico a tão esperada certeza de que novamente, Deus agindo com sua vontade na sua Igreja escolhera dentre o colégio cardinalício àquele que sendo bispo de Roma deve ser nosso Papa. Temos um Papa! Proclamava o cardeal Jean Louis Tauran.

E como não acreditar que o Papa Francisco nasceu da mais intima vontade de Deus para sua Igreja. Diante das muitas especulações, dos possíveis nomes, a escolha do Cardeal Arcebispo de Buenos Aires Jorge Mário Bergoglio, torna-se como que uma “flor de inesperada Primavera”.

Na escuta daquilo que a própria Igreja pronunciou sobre a escolha do cardeal Bergoglio, os bispos foram unânimes ao afirmar: “foi uma surpresa”, e logo após sua primeira aparição pública já como Francisco, outra foi a unanimidade, os mesmos bispos afirmaram que tal escolha foi uma “Boa Surpresa”! Mais uma vez Deus nos surpreende realizando sua vontade!

É na atenção dos sinais que cercam a escolha do cardeal Bergoglio, e a eleição do Papa Francisco, que podemos nos encher de esperança para os dias que seguem para nossa Igreja.

Quem foi escolhido? Um cardeal como exigido pela legislação da Igreja. Mas o Cardeal Bergoglio, possui em seu modo de ser algumas particularidades que nos devem alegrar: homem simples, que se locomove pela Arquidiocese de Buenos Aires de transporte público, que prepara as próprias refeições, que vive de modo discreto e simples, que acima de tudo é pastor zeloso, atendo e cuidadoso aos mais pobres.

É Jesuíta, portanto muito bem preparado do ponto de vista intelectual, agudo no diagnostico dos problemas e perspicaz nas reformas necessárias.

É nascido na América do Sul, continente proclamado pelo Papa Emérito Bento XVI como o continente da Esperança para a Igreja. Diante do processo de secularização da Europa, da América do Norte e tantos outros, nossa América, o fim do mundo como carinhosamente e alegremente chamou o Papa Francisco em suas primeiras palavras, ao dizer que os cardeais buscaram um Papa no fim do mundo, é tido como a Esperança na Evangelização do mundo.

E dentre tantos outros sinais, o nome escolhido, é para nós razão de muita Esperança, Francisco, assim o Cardeal Bergoglio quer ser chamado. Com Certeza em alusão a pessoa de Francisco de Assis, o pobrezinho como é conhecido em Roma, o santo reformador, que pelo seu testemunho de despojamento e simplicidade apresentou à Igreja do seu tempo um novo modo de se viver. Mas não podemos também não pensar que seja uma alusão àquele que foi o co-fundador da Companhia de Jesus, São Francisco Xavier, que com sua coragem e disponibilidade levou o Evangelho para o Oriente, de modo especial a Índia e ao Japão, sendo conhecido como o apóstolo do Oriente.

Sinais que devem nos animar e acreditar que àquele que fora criado em um bairro simples na cidade de Buenos Aires chamado Flores será na história de nossa Igreja uma verdadeira primavera, exercendo seu pontificado com simplicidade, zelo, cuidado e sabedoria, que são as virtudes necessárias do Pastor; fazendo as reformas necessárias; e nos seus dias vivendo o franciscanismo de Francisco de Assis, sendo testemunho de conversão; vivendo a coragem e o ardor de Francisco Xavier ao anunciar o evangelho de Cristo propagando cada vez mais a Verdade da Fé.

Rezemos por nosso Papa Francisco, pois este foi seu primeiro e afetuoso pedido a nós!

Pe. Everton Fernandes Moraes.


Onde estamos
Largo Santa Angela, 22 - Vila Moraes São Paulo, SP (saiba como chegar)
Horários de Missas

Paróquia Santa Ângela e São Serapião

Segunda-feira, às 15h, Missa pelas almas;
Terça e Quinta-feira, às 19h30;
Sábado, às 16h;
Domingo, às 7h, 10h e 18h;

Toda primeira segunda-feira do mês, às 20h, Missa dos homens;
Toda primeira quinta-feira do mês, às 15h, Missa da saúde;
Toda primeira sexta-feira do mês, às 5h30, Missa do Sagrado Coração;
Toda última quinta-feira do mês, às 17h30, Adoração e às 20h, Missa da família.

Comunidade Imaculada Conceição

Quarta-feira, às 19h30;
Domingo, às 8h30.

Siga-nos