Highslide for Wordpress Plugin
Liturgia diária
Evangelho: São Vito, mártir
Santo: Santo Adolfo de Osnabrueck, bispo
Pastorais e movimentos
Pastoral da Acolhida
Mensagem do pároco › 23/02/2015

Campanha da Fraternidade

FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE

“Eu vim para servir”

 

CF 2015            À luz do Evangelho de Jesus Cristo que diz: “eu vim para servir” (Cf. Mc 10, 45) a Igreja no Brasil, entendendo seu papel no mundo, propõe para a Campanha da Fraternidade deste ano que se estreite o dialogo e a colaboração entre Igreja e Sociedade. Esse convite que é feito a todos os fiéis, é uma tentativa de provocar a reflexão sobre a relação que se estabelece entre ambas. 

            A Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, desde 1964, tem na CF uma oportunidade para refletir sobre os assuntos mais candentes que envolvem diversos segmentos da sociedade. Sem nenhuma intenção proselitista, mas com o objetivo claro de destacar os valores evangélicos, de direito e justiça, colaborando para a notoriedade do Reino de Deus implantado por Jesus.

           A Igreja é a comunidade dos que creem que nasce em Jesus Cristo, recebe dele o alimento necessário, ensinamento e mandato, sempre se entendendo como um instrumento nas mãos do Senhor para realizar o seu sonho: colaborar com a expansão do Reino de Jesus Cristo e testemunhar os seus grandes sinais no mundo: Amor, Justiça, Misericórdia, Paz e Vida.

      A palavra Sociedade vem do latim Socius, que significa “companheiro”, “aquele que acompanha”. O companheiro é aquele que não se separa, mas que senta na mesma mesa e come do mesmo pão, partilha do mesmo vigor e da mesma força. Por isso, o sócio é aquele que caminha junto, pois dividem os lucros, os recursos e andam em plena concórdia para alcançar o sucesso esperado naquele empreendimento.

      No contexto atual, esse diálogo entre Igreja e Sociedade se torna ainda mais pertinente, quando notamos tantas pessoas excluídas, marginalizadas ou lesadas, tantas discriminações desmedidas e diversificadas, e tantas formas de desigualdades e injustiças, assim como o aparecimento de contravalores. Se a Igreja, comunidade dos que creem, tem clareza do seu papel na sociedade, buscará nesse diálogo se colocar a serviço, a exemplo do seu Mestre e fundador, buscando em concórdia partilhar dos mesmos objetivos e dos mesmos sonhos.

     Nesta quaresma de 2015 podemos declarar que, embora sendo Igreja, vivemos e formamos a sociedade. Que o lema da campanha “Eu vim para servir” gere em nós um novo animo e que o espírito de humildade inunde o coração de toda a nossa sociedade!

Pe. José Lino M. Freire


Onde estamos
Largo Santa Angela, 22 - Vila Moraes São Paulo, SP (saiba como chegar)
Horários de Missas

Paróquia Santa Ângela e São Serapião

Segunda-feira, às 15h, Missa pelas almas;
Terça e Quinta-feira, às 19h30;
Sábado, às 16h;
Domingo, às 7h, 10h e 18h;

Toda primeira segunda-feira do mês, às 20h, Missa dos homens;
Toda primeira quinta-feira do mês, às 15h, Missa da saúde;
Toda primeira sexta-feira do mês, às 5h30, Missa do Sagrado Coração;
Toda última quinta-feira do mês, às 17h30, Adoração e às 20h, Missa da família.

Comunidade Imaculada Conceição

Quarta-feira, às 19h30;
Domingo, às 8h30.

Siga-nos