Highslide for Wordpress Plugin
Liturgia diária
Evangelho: 2ª Semana Comum
Santo: São Sebastião
Pastorais e movimentos
Grupo de Oração RCC – Renovação Carismática CatólicaGrupo de Oração RCC – Renovação Carismática Católica
Mensagem do pároco › 04/10/2013

A Missão da Igreja: Curar feridas e aquecer corações!

“Vejo com clareza que aquilo de que a Igreja mais precisa hoje é a capacidade de curar as feridas e de aquecer o coração dos fiéis, a proximidade. Vejo a Igreja como um hospital de campanha depois de uma batalha. É inútil perguntar a um ferido grave se tem o colesterol ou o açúcar altos. Devem curar-se as suas feridas. Depois podemos falar de tudo o resto. Curar as feridas, curar as feridas… E é necessário começar de baixo”.

Na noite em que tentava rabiscar umas primeiras palavras para uma possível mensagem para nosso informativo paroquial deste mês de outubro dedicado às missões deparei-me com estas belas e precisas palavras de nosso querido Papa Francisco, palavras ditas em uma entrevista para uma revista italiana.

Pela imagem de um hospital de campanha, o Papa Francisco define aquela que é a grande missão da Igreja, curar feridas, e aquecer os corações. E diante destas palavras devemos nos perguntar de maneira breve e simples: Como a Igreja realiza a sua missão de curar as feridas e aquecer os corações?

Penso que a Igreja cura as feridas e aquece os corações quando é capaz de acolher, de escutar, e de anunciar.

Acolher, esta capacidade não deve escapar a nossa Igreja. Acolher o outro na sua história, nas suas diferenças, sem medos ou reservas por conta de sua possível condição e, sobretudo sem preconceitos.

Disposição para escutar, A cura se inicia na escuta, conhecer as feridas e a dor que pela fé deixa de ser alheia e passa a ser da Igreja. Ter tempo para estar com as pessoas nas suas dores, enfermidades e dificuldades. Caminhar com as pessoas em suas noites de dores e muitas vezes de solidão.

Anunciar com entusiasmo, este é o passo definitivo, a Igreja recebeu do Pai o tesouro da Palavra em Jesus Cristo e não deve guardar este dom para si, deve anunciar esta Palavra que no encontro com o coração ferido e sofrido o faz curado e aquecido pelo amor e pela esperança.

Diante da presente proposta vale pensarmos um pouco neste mês de outubro,  que esta tarefa de curar feridas e aquecer os corações pelos gestos de acolhida, escuta e anuncio é em primeiro lugar do padre, do bispo, ministros do Evangelho, mas também nós somos Igreja, assim a todos foi dada esta missão.

Que nosso bom Deus nos ajude nesta missão, que nossa paróquia seja este lugar onde nossos irmãos encontram refugio em suas feridas e encontrem a força capaz de aquecer seus corações, que possam acreditar que nossa paróquia se faz hospital de campanha sempre que necessário, que encontrem na pessoa do padre e em todos nós alguém que os acolha, escute e anuncie a eles a Palavra de Esperança.

Pe. Everton Fernandes Moraes

Pároco


Onde estamos
Largo Santa Angela, 22 - Vila Moraes São Paulo, SP (saiba como chegar)
Horários de Missas

Paróquia Santa Ângela e São Serapião

Segunda-feira, às 15h, Missa pelas almas;
Terça e Quinta-feira, às 19h30;
Sábado, às 16h;
Domingo, às 7h, 10h e 18h;

Toda primeira segunda-feira do mês, às 20h, Missa dos homens;
Toda primeira quinta-feira do mês, às 15h, Missa da saúde;
Toda primeira sexta-feira do mês, às 5h30, Missa do Sagrado Coração;
Toda última quinta-feira do mês, às 17h30, Adoração e às 20h, Missa da família.

Comunidade Imaculada Conceição

Quarta-feira, às 19h30;
Domingo, às 8h30.

Siga-nos