Highslide for Wordpress Plugin
Liturgia diária
Evangelho: Confira as leituras da Liturgia da Palavra
Santo: Conheça a história de fé do Santo celebrado pela Igreja
Pastorais e movimentos
Pastoral do CrismaPastoral do Crisma

Catequese no Batismo. 2. O sinal da fé cristã

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Continuamos a catequese sobre o batismo durante esta época de Páscoa. O significado do batismo claramente se destaca de sua celebraçãoentão voltamos nossa atenção para isso. Considerando os gestos e palavras da liturgia, podemos apreender a graça e o compromisso deste sacramento, que é sempre para ser redescoberto. Fazemos memória nell’aspersione com água benta que você pode fazer no domingo, no início da Missa, bem como a renovação das promessas batismais durante a Vigília Pascal. De fato, o que acontece na celebração do batismo desperta uma dinâmica espiritual que atravessa toda a vida dos batizados; é o começo de um processo que permite viver unidos a Cristo na Igreja. Então, de volta à fonte da vida cristã nos leva a compreender melhor o presente recebido no dia do nosso Batismo e para renovar nosso compromisso para responder a elas na condição em que nos encontramos hoje. Renovar o compromisso entenda melhor este dom, que é o batismo, e lembre-se do dia do nosso batismo. Na última quarta-feira pedi para fazer o dever de casa e cada um de nós, lembre-se do dia do batismo, dia em que fui batizado. Eu sei que alguns de vocês sabem disso, outros não; quem não sabe, pergunte-se a parentes, para as pessoas, para os padrinhos … se perguntar: “Qual é a data do meu batismo?” Porque é um Batismo renascimento e é como se fosse segundo aniversário. Entendeu? Faça esta lição de casa, pergunte: “Qual é a data do meu batismo?”. quem não sabe, pergunte-se a parentes, para as pessoas, para os padrinhos … se perguntar: “Qual é a data do meu batismo?” Porque é um Batismo renascimento e é como se fosse segundo aniversário. Entendeu? Faça esta lição de casa, pergunte: “Qual é a data do meu batismo?”. quem não sabe, pergunte-se a parentes, para as pessoas, para os padrinhos … se perguntar: “Qual é a data do meu batismo?” Porque é um Batismo renascimento e é como se fosse segundo aniversário. Entendeu? Faça esta lição de casa, pergunte: “Qual é a data do meu batismo?”.

Primeiro de tudo, no rito de boas-vindas, o nome do candidato é solicitado , porque o nome indica a identidade de uma pessoa. Quando nos apresentamos, imediatamente dizemos nosso nome: “Eu me chamo assim”, de modo a sair do anonimato, o anônimo é aquele que não tem nome. Para sair do anonimato, digamos nosso nome imediatamente. Sem nome você permanece desconhecido, sem direitos e deveres. Deus chama cada um pelo nome, nos amando individualmente, na concretude de nossa história. O batismo inflama a vocação pessoal de viver como cristãos, que se desenvolverá ao longo da vida. E isso implica uma resposta pessoale não emprestado, com um “copiar e colar”. A vida cristã é entrelaçada com uma série de chamadas e respostas: Deus continua pronunciar nosso nome ao longo dos anos, fazendo eco de mil maneiras a sua chamada para serem conformes ao seu Filho Jesus Importante daí o nome.! É muito importante! Os pais pensam no nome para dar a seu filho antes do nascimento: isso também faz parte da expectativa de uma criança que, em seu nome, terá sua identidade original, mesmo para a vida cristã ligada a Deus.

Evidentemente, tornar-se cristão é um dom que vem de cima (cf. Jo 3, 3-8). A fé não pode ser comprada, mas pedir sim e receber como um presente sim. “Senhor, dá-me o dom da fé”, é uma bela oração! “Que eu tenho fé” é uma bela oração. Peça para ele como um presente, mas você não pode comprá-lo, você pergunta. De fato, “o Batismo é o sacramento daquela fé, pela qual os homens, iluminados pela graça do Espírito Santo, respondem ao Evangelho de Cristo” ( Rito do Batismo de Filhos, Gen. Introdutório, n. 3). A formação dos catecúmenos e a preparação dos pais tendem a suscitar e despertar uma fé sincera em resposta ao Evangelho , como a escuta da Palavra de Deus na celebração do batismo.

Se os catecúmenos adultos mostrar em primeira mão o que eles desejam receber um presente da igreja, as crianças são apresentados pelos pais, com os padrinhos. O diálogo com eles, permite-lhes expressar a vontade de que as crianças recebam o Batismo e a Igreja pretende celebrá-lo. “A expressão de tudo isso é o sinal da cruz , que o celebrante e os pais desenhar na testa das crianças” ( Rito de Batismo de Crianças , Introd., N. 16). “O sinal da cruz com a marca de Cristo, o único que vai pertencer a ele e significa a graça da redenção de Cristo nos obteve com a sua cruz” ( Catecismo da Igreja Católica1235). Na cerimônia, fazemos o sinal da cruz nas crianças. Mas eu gostaria de voltar a um assunto sobre o qual falei. Nossos filhos sabem como fazer bem o sinal da cruz? Tantas vezes tenho visto crianças que não podem fazer o sinal da cruz. E você, pais, mães, avôs, avós, padrinhos, você tem que ensiná-lo a fazer o sinal da cruz, porque é repetir o que foi feito no Batismo. Você entendeu certo? Ensine as crianças a fazer bem o sinal da cruz. Se eles aprenderem como crianças, eles se sairão bem quando crescerem.

A cruz é a insígnia que mostra quem somos: nosso falar, pensar, olhar, trabalhar está sob o signo da cruz, que está sob o signo do amor de Jesus até o fim. As crianças estão marcadas na frente. Os catecúmenos adultos também são marcadas sobre os sentidos, com estas palavras: “Recebe o sinal da cruz sobre as orelhas para ouvir a voz de Deus”; “Nos olhos para ver o esplendor da face de Deus”; “Na boca, para responder a palavra de Deus”; “No peito, porque Cristo habita através da fé em seus corações”; “Nos ombros, para apoiar o suave jugo de Cristo” ( Rito da iniciação cristã dos adultos , nº 85). Os cristãos tornam-se a medida em que a cruz é impressa em nós como uma marca “Páscoa” (cf. Rev.14,1; 22.4), tornando visível, mesmo exteriormente, o modo cristão de encarar a vida. Fazendo o sinal da cruz quando acordamos, antes das refeições, antes de um perigo, para defender contra o mal, à noite antes de dormir, é dizer a nós mesmos e aos outros a quem pertencemos, que queremos ser. É por isso que é tão importante ensinar as crianças a fazer o sinal da cruz. E, quando entramos na igreja, podemos fazê-lo em casa, mantendo-se em um pequeno vaso apropriado para algum ‘água benta – algumas famílias fazem: bem, cada vez que voltar ou sair, fazendo o sinal da cruz com ele em nos lembramos de que somos batizados . Não se esqueça, repito: ensinar as crianças a fazer o sinal da cruz.




Onde estamos
Largo Santa Angela, 22 - Vila Moraes São Paulo, SP (saiba como chegar)
Horários de Missas

Paróquia Santa Ângela e São Serapião

Segunda-feira, às 15h, Missa pelas almas;
Terça e Quinta-feira, às 19h30;
Sábado, às 16h;
Domingo, às 7h, 10h e 18h;

Toda primeira segunda-feira do mês, às 20h, Missa dos homens;
Toda primeira quinta-feira do mês, às 15h, Missa da saúde;
Toda primeira sexta-feira do mês, às 5h30, Missa do Sagrado Coração;
Toda última quinta-feira do mês, às 17h30, Adoração e às 20h, Missa da família.

Comunidade Imaculada Conceição

Quarta-feira, às 19h30;
Domingo, às 8h30.

Siga-nos