Highslide for Wordpress Plugin
Liturgia diária
Evangelho: São Vito, mártir
Santo: Santo Adolfo de Osnabrueck, bispo
Pastorais e movimentos
Pastoral VocacionalPastoral Vocacional

A Santa Missa – 10. Liturgia da Palavra. III. Credo e Oração Universal

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Bom dia, mesmo que o dia seja um pouco feio. Mas se a alma está de alegria é sempre um bom dia. Então, bom dia! Hoje, a audiência será em duas partes: um pequeno grupo de pacientes está no tribunal, pelo tempo e estamos aqui. Mas nós os vemos e eles nos vêem na tela grande. Saudamos-nos com aplausos.

Continuamos com a Catequese na Missa. Ouvir as Leituras bíblicas, prolongadas na homilia, responde ao que? Ele responde a um direito: o direito espiritual do povo de Deus de receber o tesouro da Palavra de Deus com abundância (ver Introdução ao Lecionário, 45). Cada um de nós, quando ele vai para a Missa, tem o direito de receber abundantemente a Palavra de Deus bem lida, bem dito e então, bem explicado na homilia. É um direito! E quando a Palavra de Deus não é lida corretamente, não é preguiçosa pelo diácono, o sacerdote ou o bispo, ele não possui o direito dos fiéis. Temos o direito de ouvir a Palavra de Deus. O Senhor fala por todos, Pastores e fiéis. Ele bate no coração daqueles que participam da Missa, cada uma em sua condição de vida, idade, situação. O Senhor consola, chama, desperta brotos de vida nova e reconciliada. E isso através de sua Palavra. Sua Palavra toca no coração e muda os corações!

Portanto, após a homilia, um tempo de silêncio permite que a semente recebida seja sedimentada na alma, de modo que as intenções de aderir ao que o Espírito sugeriu a cada um nascem. O silêncio após a homilia. Um lindo silêncio deve ser feito lá e todos devem pensar sobre o que ele ouviu.

Depois deste silêncio, como a Missa continua? A resposta pessoal da fé faz parte da profissão de fé da Igreja, expressa no ” Credo “. Todos recitamos o “Credo” na Missa. Dirigido por toda a assembléia, o Símbolo manifesta a resposta comum ao que foi ouvido da Palavra de Deus (cf. Catecismo da Igreja Católica , 185-197). Existe uma ligação vital entre a escuta e a fé. Eles estão unidos. Isso – a fé – na verdade, não vem da imaginação das mentes humanas, mas, como ressalta São Paulo, “vem de ouvir e ouvir a palavra de Cristo” ( Rom. 10,17). A fé se nutre, portanto, de ouvir e levar ao sacramento. Assim, a recitação do “I” significa que a assembleia litúrgica “voltar a meditar e praticar os grandes mistérios da fé, antes de sua celebração da Eucaristia” ( Instrução Geral do Missal Romano , 67 ).

O Símbolo da fé liga a Eucaristia ao batismo, recebendo “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, e lembra-nos que os sacramentos são compreensíveis à luz da fé da Igreja.

A resposta à Palavra de Deus recebida na fé é então expresso na oração comum, chamada Oração Universal , porque abrange as necessidades da Igreja e do mundo (ver IGMR , 69-71 ; Introdução ao Leccionário , 30-31). É também chamado de Oração dos fiéis .

Os Padres do Vaticano II queriam restaurar esta oração após o Evangelho e a homilia, especialmente nos domingos e festas, de modo que “com a participação do povo, sejam feitas orações para a santa Igreja, para quem nos governa, para aqueles que Eles são encontrados em várias necessidades, para todos os homens e para a salvação do mundo inteiro “(Const. Sacrosanctum Concilium , 53, 1 Tim 2 : 1-2 ). Portanto, sob a orientação do sacerdote que apresenta e conclui: “o povo, exercendo o seu sacerdócio batismal, oferece orações a Deus para a salvação de todos” ( OGMR , 69 ). E depois das intenções individuais, propostas pelo diácono ou por um leitor, a assembléia une sua voz invocando: “Ouça-nos, Senhor”.

De fato, lembremos o que o Senhor Jesus nos disse: “Se você permanece em mim e minhas palavras permanecem em você, peça o que deseja e será feito” ( Jn.15,7). “Mas não acreditamos nisso, porque temos pouca fé”. Mas se tivéssemos fé – diz Jesus – como o trigo com mostarda, teríamos recebido tudo. “Pergunte o que deseja e será feito”. E neste momento de oração universal após o Credo, é hora de pedir ao Senhor as coisas mais fortes da Missa, as coisas que precisamos, o que queremos. “Será feito”; de uma forma ou de outra, mas “Você será feito”. “Tudo é possível para quem crê”, disse o Senhor. O que o homem respondeu a quem o Senhor se dirigiu para dizer esta palavra – tudo é possível ao que ele acredita? Ele disse: “Eu acredito que Sir. Ajude minha pequena fé “. Podemos também dizer: “Senhor, eu acredito. Mas isso ajuda minha pequena fé “. E devemos orar com este espírito de fé: “Eu acredito Senhor, ajude minha pequena fé”.Gc 4,2-3). As intenções pelas quais os fiéis são convidados a rezar devem dar voz às necessidades concretas da comunidade eclesial e do mundo, evitando o uso de fórmulas convencionais e míope. A oração “universal”, que conclui a liturgia da Palavra, nos exorta a fazer nosso próprio olhar de Deus, que cuida de todos os seus filhos.




Onde estamos
Largo Santa Angela, 22 - Vila Moraes São Paulo, SP (saiba como chegar)
Horários de Missas

Paróquia Santa Ângela e São Serapião

Segunda-feira, às 15h, Missa pelas almas;
Terça e Quinta-feira, às 19h30;
Sábado, às 16h;
Domingo, às 7h, 10h e 18h;

Toda primeira segunda-feira do mês, às 20h, Missa dos homens;
Toda primeira quinta-feira do mês, às 15h, Missa da saúde;
Toda primeira sexta-feira do mês, às 5h30, Missa do Sagrado Coração;
Toda última quinta-feira do mês, às 17h30, Adoração e às 20h, Missa da família.

Comunidade Imaculada Conceição

Quarta-feira, às 19h30;
Domingo, às 8h30.

Siga-nos